top of page

Edição 2 - Julho 2015

Relações Internacionais

Newsletter

Universidade Regional do Cariri

Prof. José Patrício Pereira de Melo é o novo Reitor da URCA

A Universidade Regional do Cariri – URCA, já tem um novo reitor. A instituição será dirigida pelos professores José Patrício Pereira Melo (Reitor) e Francisco do Ó de Lima Júnior (vice-reitor). A solenidade de posse, conduzida pela ex-reitora, Otonite Cortez, contou com a presença do governador Camilo Santana e do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, tendo sido empossados também os pró-reitores e diretores de centros acadêmicos. "É com paixão e esperança - e com um misto de alegria e responsabilidade - que eu e o meu vice-reitor assumimos as principais honrarias da Universidade Regional do Cariri", citou emocionado o reitor.

Durante a cerimônia de posse dos novos dirigentes da URCA, o governador Camilo Santana entregou à comunidade acadêmica, a residência universitária, prédio do Programa de Pós-Graduação em Bioprospecção Molecular, biotério e o ginásio poliesportivo. "Reitero meu compromisso com as universidades e com essa importante instituição, orgulho da minha terra, que é a Universidade Regional do Cariri. Aqui há investimentos que vêm melhorar não só o ensino e pesquisa da universidade, mas também oferecer serviços de qualidade para estudantes e professores. A Universidade Regional do Cariri, atualmente, é referência em todo Brasil pelo o que ela faz, além do ensino, na área da pesquisa e extensão", destacou o governador.

 

Informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Foto: Giane Taeko

Reitor José Patrício Pereira de Melo

 

 

Nossa experiência internacional foi e tem sido fundamental para estabelecer parâmetros de compreensão do processo de desenvolvimento institucional que a URCA vem enfrentando nos últimos 12 anos. Quando em 2000 visitamos a ilha de Cuba, um grupo coordenado pela então Reitora Violeta Arraes, que contou com a participação de membro do IBAMA, da FUNDAÇÃO ARARIPE e da Professores da URCA, pudemos visitar as principais instituições do Governo Cubano e, como o Ministério da Educação em sua versão para a Educação Superior e para Educação Fundamental e Ensino Médio, laboratórios de vacinas (extremamente modernos) e Universidades Públicas em que naquele momento já contavam com mais estudantes de pós-graduação do que de graduação. O processo politico e o desenvolvimento do turismo também chamaram nossa atenção. Uma revolução para o nosso pensamento do que é se estratégico e pensar no futuro. 

Em 2002, durante a conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Jo'burg, África do Sul, a ocasião foi para observar e acompanhar a geopolítica em torno dos principais temas do milênio: meio ambiente e desenvolvimento humano sustentável e perceber os meandros das negociações e dos interesses que separam os países do Norte e do Sul do globo. Naquela ocasião em visita a Moçambique vimos um País que em quase tudo parecia conosco, no princípio do século XIX, um país em construção; com o agravante de uma população humilde arrasada por uma guerra civil que deixou marcas profundas no modo de ser das pessoas.

Com o Geopark Araripe visitamos vários mundos, a Grécia, Japão, Canadá, Espanha, Portugal, Colômbia, Argentina, dentre outros e a certeza que temos um dos melhores territórios em patrimônio geológico, paleontológico, arqueológico, biodiversidade e cultura do Mundo e que temos as melhores condições de ser um território modelo para o século XXI, capaz de integrar desenvolvimento local e socio-ambiental. A URCA tem todas as condições para  protagonizar as melhores ações de futuro para a região do Cariri, Centro Sul e para o Geopark Araripe.

O novo Reitor e a Cooperação Internacional

O Vice-Reitor e sua experiência como intercambista

A experiência internacional na minha formação permitiu a ampliação de conhecimentos que vão além do caráter de grande riqueza cultural desta vivência. Realizei o Estágio Doutoral na Universität Innsbruck, localizada na cidade austríaca de Innsbruck, capital do estado do Tirol. Antes de fazer a opção por esta universidade, havia sido cogitado e feito contato com a Universidade de Vancouver, no Canadá, e a Universidade de Newcastle, no Reino Unido locais com grandes pesquisadores aptos a me supervisionar na agenda de pesquisa proposta pelo Projeto de Estágio no Exterior. Entretanto, ao ter contato com a vasta experiência nas investigações sobre o desenvolvimento espacial e as particularidades dos países periféricos, desenvolvida pelo Prof. Dr. Martin Coy, na Áustria, percebi a pertinência e uma grande possibilidade. Submeti inscrição de bolsa para Estágio de Doutorado no Exterior à CAPES, depois de ter tido parecer favorável de supervisão do Prof. Coy.

Na Áustria fiquei um ano, vinculado ao Arbeitsgruppe Entwicklungs-und Nachhaltigkeitsforschung – AGEF (Grupo de Trabalho e Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável) do Institut für Geographie, grupo que realiza. Ainda permaneço vinculado como pesquisador visitante a este grupo. Os frutos desta experiência são incomensuráveis. Além de reafirmar o gosto pela música clássica, na qual os austríacos são ícones da humanidade, o aprendizado com a os membros do AGEF, a troca de experiências, a partilha de conhecimentos, o contato com novas literaturas e metodologias da área que pesquiso bem como o contato com outros pesquisadores de diversas partes do mundo agremiados ao Grupo de Innsbruck são alguns aspectos do legado desta experiência que recomendo a todo estudante e pesquisador.

A vivência foi muito rica em âmbito profissional, pessoal e cultural. Além de aprimorar o inglês, fui iniciado ao alemão obtendo bons resultados. Na pesquisa, participei de inúmeras ações da vasta agenda do AGEF me reservando algumas visitas a países vizinhos.

A vida em Innsbruck, em plenos alpes, proporcionou novos olhares sobre a adaptação do homem à natureza que, de diversas formas, é inóspita. O valor histórico desta região do Tirol tem aspecto estratégico e isto é muito forte no cotidiano que me deu parâmetros de comparação com a região na qual estamos inserido, o Cariri Cearense. As marcas deixadas nas diversas etapas da formação histórica, social e econômica são sempre lembradas. Situada em um dos poucos caminhos de passagem entre as montanhas que ligavam a Europa meridional do Império Romano às regiões mais setentrionais, o domínio deste caminho e consequentemente da cidade de Innsbruck era estratégico. Tais caminhos se consolidam com as mercadorias vindas do oriente através do porto de Veneza em direção às Ligas Hanseáticas fazendo da cidade um centro comercial importante a ponto de ser uma das sedes do Império Austro-húngaro dos Habsburgos na Idade Moderna, dividindo com Viena este papel.

A fundação da Universität Innsbruck data de 1699, como um dos grandes legados da Casa Habsburgo que cria entre os séculos XVII e XVIII outras universidades importantes na Áustria e na Hungria, dentre elas a de Universidade de Viena, a Universidade de Graz e a Universidade de Salzburgo.

Vice-Reitor Francisco do Ó de Lima Júnior

Programa de Bolsas IBERO-AMERICANAS Santander Universidades 2015-2016

A Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Regional do Cariri – URCA, no uso de suas atribuições legais, torna público abertura do período de pré-inscrições e inscrições para a seleção de alunos da URCA para o Programa de Bolsas Ibero- Americanas Santander Universidades 2015-2016, edição 2015. Este programa consiste na oportunidade de mobilidade acadêmica de qualquer curso pelo período de 01 (um) semestre, no 2° semestre de 2015 ou 1º ou 2º de 2016, na Universidade do Porto – Portugal com a qual a URCA mantém convênio e que participa do Programa em questão.

 

O edital com mais informações pode ser encontrado no site de Relações Internacionais da URCA.

Comitê de Internacionalização

Prof. Dr. Fábio José Rodrigues da Costa – Centro de Artes (CA)

Profª. Dra. Maria Dulcinea da Silva Loureiro – Centro de Educação

Prof. Dr. Allysson Pontes Pinheiro – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

Prof. Dr. Francisco do O’ de Lima Júnior – Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA)

Prof. Dr. Jörn Seemann – Centro de Humanidades (CH)

Dr. Fábio José Rodrigues da Costa

Assessor de Relações Internacionais

 

Dra. Simonete Silva

Coordenadora do EBW+ URCA

 

Diego Gonçalves Monteiro

Estagiário

Colaboradores

  • Dra. Ariza Maria Rocha

         (Departamento de Educação Física)

  • Departamento de Línguas e Literaturas

  • Departamento de Tecnologia e Informática - DTI

bottom of page